Será que existe alguma dúvida de que os três atributos acima das nossas mentes vieram exclusivamente da Evolução?
Ela atuou não somente em nossos corpos. Não vejo e não ouço dizer de trabalhos relacionando todos eles de forma materialista como a Ciência considera. Me avise quem souber porque procuro não só respostas mas também ideias e conceitos.
Alguns cientistas falam em espiritualidade com os nossos sentimentos e emoções e certa vez um estudante de Direito me disse sobre os pensamentos lógicos, tão necessários aos advogados, serem oriundos do espírito, aprendido por ele através de professores.
Neurocientistas, psicólogos, neurologistas, etc., já conhecem a relação entre pensamentos e o sentir, a consciência e também o sentir, muito bem relatados e insistentemente comentados pelo neurocientista português, naturalizado estadunidense, Antônio Damásio.
Será que mesmo na Filosofia existem correntes de pensamentos sobre este assunto? Acredito que sim porque na Neurociência e ciências afins ainda caminham devagar nesse tema, e, talvez, eu esteja ansioso, apressado por informações ou respostas. De qualquer maneira não acredito que existam sentimentos e emoções "sobrando" em nossos cérebros, e talvez por aqui exista um caminho a se pensar.
Acredito na otimização da natureza. O que sobra é utilizado em outras funções ou desaparece.
Será que cientistas evitam este tema uma vez que, publicado em livros não se teria um retorno satisfatório às editoras porque a grande maioria das pessoas são religiosas, ou, pelo menos, não sendo tão apegadas às suas religiões, mesmo assim se sentiriam ofendidas pois acreditam em Deus e nos valores religiosos cristãos? Ou não pegaria bem às universidades tendo publicações ou pesquisas nesse alto grau de materialismo? A qual se relaciona com à questão anterior. No Brasil a sociedade e as instituições são fortemente, talvez com exceções, ligadas ao Cristianismo.
Cito o Cristianismo pois sou brasileiro e quem lê este texto é também, em maioria. Mas existem outros países, como a Índia, por exemplo, possuindo outros valores religiosos, são politeístas, muito diferentes do Brasil, e possuem uma maior produção científica que nós! E assim como em muitos outros países.
E se alguém disser que é cedo para um estudo desses porque não sabemos ainda o quanto as funções cerebrais são influenciadas pela espiritualidade, digo que este mesmo argumento é válido para todas as outras religiões de outros países, levando-nos a um ciclo sem fim ou a um beco sem saída!
Nenhum comentário:
Postar um comentário