quarta-feira, 18 de março de 2015

Do "Relativismo Religioso como eu o vejo" à Neurorreligação: uma conclusão ateísta

Introdução


É de opinião entre quase todos os cientistas que os sentimentos e emoções serviram à evolução dos organismos vivos e complexos aqui na Terra para sobreviverem. Se é assim como iremos entender a fé e o acreditar em valores religiosos e entidades divinas tão arraigados em todos os povos que já existiram e existem atualmente? Se eles são uma base para levar o ser humano às crenças e religiões, o que teriam a ver com a Evolução? E as próprias crenças e religiões, que papéis teriam?


Utilizo o Relativismo Religioso para vermos a fé de maneira diferente da qual estamos acostumados colocando-a junto a valores criados pelos humanos, não reais. Valores religiosos e religiões criados por nós em diferentes épocas e regiões de nossa história pelo planeta. Muitos desses valores, arraigados nas mentes das pessoas desde crianças, podem, quando evocados (as orações, por exemplo) intensamente, modificar estruturas neurônicas e/ou o funcionamento de circuitos de neurônios, levando o indivíduo a amenizar problemas de ordem emocional, curando ou também atenuando doenças mentais. Veja, mesmo não sendo valores reais!
É por isto que milhões, desta ordem mesmo, de valores religiosos diferentes, de religiões diferentes, possuem essa mesma capacidade!


Como eu digo no meu artigo “Neurorreligação”,¹ ela “... não pode analisar fenômenos naturais levando em conta quaisquer atributos imateriais a influir nesses fenômenos ou mesmo pensar que existe algo transcendental influindo na natureza, seja ele relacionado a qualquer evento. Isto não é Ciência. Ela é materialista, ateísta por natureza e temos, nós cientistas, que nos responsabilizar em  encontrar respostas aos fenômenos naturais em também causas naturais. Por exemplo, temos uma tendência em julgarmos muitos fatos psicológicos como manifestações de uma alma ou espírito atuando em nossos cérebros. Se alguém está triste, a neurociência ou a psicologia não poderão querer entender os motivos desse estado perseguindo um ente imaterial, transcendental, atuando na mente da pessoa.”



E aqui faço uma grande observação: quase não vemos cientistas e pesquisadores de universidades falando dessa maneira. Será que pertencendo a universidades de renomes internacionais, suas carreiras não poderiam sofrer quaisquer abalos? E seus nomes perante à sociedade?        


Então, para começar este artigo, primeiro eu descrevo de modo simplificado três religiões fictícias mas possíveis como tais. Simplificadas em dogmas e crenças pelo fato do tamanho do artigo não ficar muito grande ao leitor. E também não as coloco em um contexto temporal e espacial específico, embora em termos temporais seria por volta do início das nossas civilizações.


O texto


Os adeptos da religião 1 acreditam que dois deuses irmãos criaram tudo à volta deles, sendo um quem fez o chão onde pisam, as águas, os pântanos, as plantas, animais terrestres, aéreos, etc., e, o outro, o Sol, as nuvens, as estrelas, a Lua, tudo o que esses adeptos observam do solo. Chuvas, tempestades, rochas incandescentes provenientes do alto seriam ligações entre esses dois mundos, onde se revelava a própria relação de parentesco entre os deuses.


As pessoas se reuniam em grandes grupos circulares onde passavam horas entoando cantos com folhas de árvores frutíferas jogadas ao acaso no centro do círculo. Cantos de agradecimento à grande quantidade de frutas nascidas de flores de uma quantidade imensa de árvores de onde estavam. Se faltasse caça, havia frutas.


Possuíam orações para o bem da comunidade, da convivência entre eles, nada de lutas, mortes, embora nem sempre se acontecia assim. Pediam ao deus do chão para não enviar inimigos, secas ou pragas. Agradeciam a ele pela sempre vinda de bebês ao mundo, que cresceriam de suas genitoras, teriam o respeito e admiração de todos e, um dia, jovens, substituiriam os mais idosos na caça e depois no comando da comunidade.


Mas existem orações e cantos individuais, para si próprios, onde rezam e pedem proteção aos deuses em suas vidas.


Acreditam em uma vida após a morte, crença essa advinda de uma interpretação dos sonhos, onde, enquanto dormem, vão para a outra vida e depois voltam para acordarem.


Já os adeptos da religião 2 acreditam em um só deus idealizador de tudo o que os cercam e a ele devem suas vidas, proteção contra doenças, inimigos, etc.


Também possuem orações, fé incondicional nesse deus e pedem ajuda nas situações mais difíceis de sua comunidade como nas secas ou enchentes, escassez de alimentos e invasão de grandes animais.


Para o medo da morte, do obscuro sentimento de não voltarem a ver e a sentir o mundo que os rodeiam, acreditam que seus pensamentos, a imaginação e suas consciências, estarão, de algum modo, junto ao deus criador e, portanto, terão uma vida eterna…


Possuem um líder, alguém especial na comunidade que conhecem seu valor como uma pessoa a ser procurada nas suas dúvidas existenciais ou espirituais.


Rituais acontecem a cada nascimento e ao pôr do sol. Rezam em conjunto olhando para ele porque acreditam ser esse astro o máximo em poder na criação do deus em que tanto possuem fé. Não realizam gestos, apenas ficam de pé, completamente imóveis, olhando para o astro nascendo e trazendo calor após uma madrugada fria ou se pondo trazendo a noite que tanto os assustam.


Acreditam no poder de várias orações e criaram muitas delas através de dezenas de anos e séculos. Dizem que receberam inspiração para tanto do deus criador em constantes reflexões acerca das condições de vida do povo dali, de suas existências, nascimentos e mortes.  


Um enorme bloco de pedra em meio a árvores é considerado sagrado porque  foi ali, segundo o líder espiritual, que muitas das orações foram criadas por outros líderes do passado, recebendo influências do deus em que acreditam. Então o local se tornou um ponto comum de oração individual ou em grupo com as pessoas buscando energias positivas para si próprias.


A religião 3 fora criada por um grupo de homens que costumavam se reunir para conversarem sobre vida, morte, o sobrenatural, fenômenos da natureza, etc.


Acreditavam em forças divinas periodicamente atuando na região onde viviam e, por isto, havia uma sequência natural de estações hoje chamadas por nós de primavera, verão, outono e inverno. Se eram forças divinas, havia mais de um deus atuando na natureza, uns mais poderosos, exercendo influências com mais forças e  outros não: tempestades de neve, erupções vulcânicas, a presença do Sol, da Lua, estrelas, enfim, o que sentiam ser maiores que eles, fora de seus controles, acreditavam em um deus agindo no momento.


Nesse contexto, líderes da comunidade se preocupavam pois a quantidade de deuses crescia na medida em que se manifestavam fatos da natureza antes não presenciados por eles. A preocupação residia em um possível caos onde as pessoas, misturando deuses existentes para muitos fatos entrelaçados, se confundiriam em ideias e atitudes. A ideia de um único deus que criara tudo tomava forma entre esses líderes pois sabiam da força de controle da população com suas crenças.


O povo da comunidade construía objetos de madeira e rochas simbolizando cada deus que veneravam. Em termos de confecção eram rústicos para nós, mas, obras de arte aos “artesãos” da época.


Orações com esses objetos segurados à frente de seus olhos eram comuns. Havia deuses comandando suas mentes para quaisquer tarefas, missões, caças, seus sentimentos com os semelhantes, sentimentos consigo mesmos, a sabedoria dos mais idosos, etc.


Se pudéssemos confrontar as ideias de cada religião a partir dos seus adeptos tomando conhecimento de como elas são, veríamos, sem dúvida, discussões calorosas entre eles, com cada um refutando as crenças dos outros. Só o fato da devoção em deuses que não são um só para todas, seria motivo de conflitos. Poderia se chegar ao respeito mas não à aceitação.


O pôr do sol como contemplação, uma ligação dos adeptos da religião 2 com o seu deus, poderia ser algo ridículo às religiões 1 e 3, mas, a 1 e a 2 também poderiam achar estranho e sem sentido a atitude de rezar e olhar para objetos de madeiras e rochas da religião 3. E o ritual de cantos com folhas no chão da 1? Mais motivos de espantos da 2 e da 3.


Mostro com tudo isto que cada membro de uma religião considera absoluta as suas crenças, ritos e seu (s) deus (es) como único (s) e verdadeiro (s), absoluto (s) para eles. É o absolutismo religioso, mas, na verdade, quem está com a razão, o que é absoluto de verdade? Nada. Tudo é relativo. É o Relativismo Religioso como eu o vejo.


E é o que acontece hoje em dia e sempre aconteceu com as religiões conhecidas: existem igualdades como a presença de orações, ritos, cantos, etc., mas as diferenças são muito grandes.


Mas algo se mantém intacto, absoluto, nas crenças que descrevi acima e nas religiões de todas as épocas: o acreditar e a fé nos valores religiosos de cada uma. Isto é muito forte, poderoso, mexe com sentimentos e emoções das pessoas desde a infância.


Valores diferentes, criados em locais diferentes, mesmo com algumas similaridades, em  tempos diferentes, e, só algo é absoluto em tudo isto: o acreditar e a fé. Mas em suas próprias crenças e não das outras religiões. Cada uma considera as outras como pagãs.


Como eu digo na introdução, o acreditar e a fé² estão em cima de valores criados e a explicação para isto é que a Evolução privilegiou os organismos dotados de uma estratégia com engrenagem bastante engenhosa: cérebros com consciência e  amores-próprios³ capacitados a imaginarem, criarem, etc., valores com os quais eles pudessem responder a perguntas (muito citadas em meus blogs) como “quem sou eu?”, “quem criou tudo?”, “o que vem depois da morte?”, “o que faço neste mundo?”, etc. Perguntas com fundo existencial que poderiam levar os humanos a desequilíbrios emocionais muito fortes e comprometer a perpetuação da nossa espécie no planeta.³


Não importa quantos ou quais valores existem nas civilizações, para as pessoas,  importa é o bem que fazem ao utilizá-las.


E será mesmo que valores primeiro aprendidos na infância, junto com sentimentos, podem ser tão poderosos assim? Nos artigos abaixo referentes às notas dois e três eu falo da força do meio ambiente social agindo na formação total das pessoas, em seus cérebros. Aquilo que vai sendo gravado na memória das crianças, com toda uma sociedade - pais, irmãos, parentes, amigos, escola, mídia, etc. - pressionando-as diretamente e indiretamente, irá sim se perpetuar para sempre com uma força muito influente, poderosa, em suas mentes. A chamada plasticidade cerebral é para isto mesmo, também atua nestes fenômenos.


E a partir deste ponto vou além: ao evocarem valores religiosos próprios todas as pessoas se emocionam, sentem, seus cérebros produzem substâncias químicas, etc., fazendo com que se sintam bem, mas não é só isto, se alteram configurações neuronais, funcionalidades de regiões cerebrais. Com o tempo, fixando essas novas configurações, mudando de comportamento, as pessoas vencem dificuldades antes inimagináveis de quando seus cérebros eram diferentes. É o que eu chamo de neurorreligação onde voltarei mais à frente sobre ela.


Quando alguém reza, ela trás à lembrança um valor religioso de grande importância aprendido no passado, que lhe faz bem. Está em sua memória e vem consigo sentimentos e emoções.


Essa oração foi criada por alguém onde, em seu íntimo, acreditou em uma inspiração divina ou algo parecido. Mas e todas as outras orações de outras religiões? Também são valores que seus criadores se inspiraram em algo divino. E não só com orações mas com todos os valores religiosos de todas as religiões em todos os tempos.


Para mim foram valores criados sem vínculos reais, verdadeiros, mas, quando evocados em qualquer época por alguém,  eles acabam por mexer profundamente  com o cérebro melhorando o estado emocional.


Em dois artigos meus, “A psicoterapia como neurorreligação” (4) e “A meditação como neurorreligação”, (5) abordo o tema da neurorreligação dando exemplos práticos, de experiências de laboratórios.


Em um uma parte de um texto (6) do teólogo cristão, escritor e professor universitário Leonardo Boff, encontrei citações sobre neurociência e espiritualidade servindo para análise do que eu escrevo. Diz ele:


“... Uma frente avançada das ciências, hoje, é constituída pelo estudo do cérebro e de suas múltiplas inteligências. Alcançaram-se resultados relevantes, também para a religião e a espiritualidade. Enfatizam-se três tipos de inteligência. A primeira é a inteligência intelectual, o famoso QI (Quociente de Inteligência), ao qual se deu tanta importância em todo o século XX. É a inteligência analítica pela qual elaboramos conceitos e fazemos ciência. Com ela organizamos o mundo e solucionamos problemas objetivos.


A segunda é a inteligência emocional, popularizada especialmente pelo psicólogo e neurocientista de Harvard David Goleman, com seu conhecido livro A Inteligência emocional (QE = Quociente Emocional). Empiricamente mostrou o que era convicção de toda uma tradição de pensadores, desde Platão, passando por Santo Agostinho e culminando em Freud: a estrutura de base do ser humano não é razão (logos) mas é emoção (pathos). Somos, primariamente, seres de paixão, empatia e compaixão, e só em seguida, de razão. Quando combinamos QI com QE conseguimos nos mobilizar a nós e a outros.


A terceira é a inteligência espiritual. A prova empírica de sua existência deriva de pesquisas muito recentes, dos últimos 10 anos, feitas por neurólogos, neuropsicólogos, neurolinguistas e técnicos em magnetoencefalografia (que estudam os campos magnéticos e elétricos do cérebro). Segundo esses cientistas, existe em nós, cientificamente verificável, um outro tipo de inteligência, pela qual não só captamos fatos, idéias e emoções, mas percebemos os contextos maiores de nossa vida, totalidades significativas, e nos faz sentir inseridos no Todo. Ela nos torna sensíveis a valores, a questões ligadas a Deus e à transcendência. É chamada de inteligência espiritual (QEs = Quociente espiritual), porque é próprio da espiritualidade captar totalidades e se orientar por visões transcendentais.


Sua base empírica reside na biologia dos neurônios. Verificou-se cientificamente que a experiência unificadora se origina de oscilações neurais a 40 hertz, especialmente localizada nos lobos temporais. Desencadeia-se, então, uma experiência de exaltação e de intensa alegria como se estivéssemos diante de uma Presença viva.


Ou inversamente, sempre que se abordam temas religiosos, Deus ou valores que concernem o sentido profundo das coisas, não superficialmente mas num envolvimento sincero, produz-se igual excitação de 40 hertz.


Por essa razão, neurobiólogos como Persinger, Ramachandran e a física quântica Danah Zohar batizaram essa região dos lobos temporais de ''o ponto Deus''.


Se assim é, podemos dizer em termos do processo evolucionário: o universo evoluiu, em bilhões de anos, até produzir no cérebro o instrumento que capacita o ser humano perceber a Presença de Deus, que sempre esteve lá embora não perceptível conscientemente. A existência desse ''ponto Deus'' representa uma vantagem evolutiva de nossa espécie humana. Ela constitui uma referência de sentido para a nossa vida. A espiritualidade pertence ao humano e não é monopólio das religiões. Antes, as religiões são uma das expressões desse ''ponto Deus...''.


O “ponto Deus”... Com toda a capacidade e o conhecimento de Leonardo Boff ele usa a palavra “Deus” no sentido cristão, evidentemente, porque ele é de formação cristã, e sobre as outras religiões ele menciona que elas “... são uma das expressões desse “ponto Deus...” Para mim ele quis incluir todas as religiões para não dizer que a única correta é a cristã mas no contexto todo ele se refere ao Deus cristão.


Por outro lado, se ele quis dizer realmente que todas as religiões “... são uma das expressões desse ''ponto Deus…”, então não existirá só um deus, o deus cristão. Quer dizer que as experiências acima demonstrariam a possível existência de vários deuses, invalidando a própria crença dele no cristianismo onde se diz que há somente um deus. Seria uma enorme contradição.


Já os cientistas Persinger (Michael A.) e Danah Zohar são estadunidenses, provavelmente cristãos e, se não o forem, pelo menos a respeitam pois são nascidos e trabalham lá, e, Ramachandran, é indiano, formado em Cambridge e diretor do Centro do Cérebro e da Cognição da Universidade da Califórnia, em San Diego. Ramachandran não iria, tenho certeza, querer se referir ao  “ponto Deus” com nome de deuses do hinduísmo. Mas se estas descobertas fossem em um país não cristão, sem a forte influência dos Estados Unidos, como então ficaria este “apelido”?


A comunidade científica mundial adota o inglês como língua oficial para a publicação de trabalhos, mas, e se fosse a Índia, na linguagem hindi, com os Estados Unidos sem a influência que possui aqui no mundo ocidental, sem ser a potência econômica mundial que é hoje?


Na minha opinião, a interpretação dessas experiências estão erradas, fazendo com que os três renomados cientistas utilizem termos da religião própria de onde estão, a cristã.


Se as experiências fossem realizadas com hindus, será que eles não sentiriam “... o perceber a Presença de Deus, que sempre esteve lá embora não perceptível conscientemente...”, como “... o perceber a Presença de Brahma, Vishnu e Shiva, que sempre estiveram lá embora não perceptíveis conscientemente?”. E com muçulmanos “... o perceber a Presença de Alá, que sempre esteve lá embora não perceptível conscientemente?”. E assim com todos os outros deuses das outras religiões?


Será que, para cada religioso, essas experiências não estimulem essas mesmas regiões cerebrais onde eles sentem a presença dos seus deuses, com os seus próprios valores religiosos, ou seja, daquilo que aprenderam e foram influenciados desde a infância?


Em meu artigo “Religião ou neurorreligação?” (7) eu dou exemplos sobre experiências mas quis colocar aqui este trecho de Leonardo Boff, demonstrando a dificuldade, mesmo de um grande cristão, em lidar com este assunto e apresentando  mais argumentos a favor das minhas ideias, do que escrevo.


Comecei este artigo colocando o problema da fé que, como um sentimento, o que teria a ver com a Evolução? Tive que entrar no meu modo de ver o relativismo religioso para explicar que ela não “é em cima” de valores religiosos reais e mesmo assim serviu aos humanos, conscientes de si, a pensar em problemas existenciais fortíssimos e atingirem um equilíbrio emocional suficiente onde, sem ele, a nossa espécie provavelmente não se perpetuaria na Terra.


Acontece que as orações, os rituais, a devoção em valores religiosos (veja, mesmo não sendo reais), assim como a meditação e as terapias mexem com o nosso sistema nervoso de modo a melhorar muitos sintomas emocionais negativos.


Assim é a neurorreligação como o modo de se religar ao mundo, se adaptar psicologicamente falando, na prática destas três  atividades tão conhecidas por nós.


Indo mais longe, não é necessário se apegar ao que está escrito na Bíblia para uma discussão se Deus existe ou não. Deus e deuses de outras religiões são valores religiosos e o ser humano possui a capacidade de criá-los,  cultuando-os e assim mexer com o próprio psiquismo.


Isto talvez seja um grande argumento a favor do ateísmo, pois, se cada valor religioso fosse real, quantos deuses existiriam? Sem falar nos outros inúmeros valores religiosos.


Notas:


1 - Neurorreligação -

http://neurorreligacao.blogspot.com.br/2016/10/neurorreligacao.html

2 - Ler os meus artigos:
O acreditar e a fé como vantagens evolutivas -


As bases do Relativismo Religioso como eu o vejo -


Neurociência e como se formam os valores religiosos em nosso cérebro -


3 - Ler: 
Consciência, amor-próprio, fé e transcendência -


A necessidade humana da religião -


4 - A psicoterapia como neurorreligação -


5 - A meditação como neurorreligação -
http://neurorreligacao.blogspot.com.br/2016/10/a-meditacao-como-neurorreligacao.html

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O Relativismo Religioso - Como eu o Vejo sendo uma forte evidência de que Deus não existe

“Em uma comunidade há milhares de anos atrás havia um sábio. Não era irmão, filho ou parente do líder, mas este o tinha sempre ao seu lado pois precisava da sabedoria do velho homem que conhecia as pessoas e a região onde moravam como ninguém: tempestades, as épocas de frio intenso, como ensinar aos mais jovens sobre conviver com as pessoas da comunidade, como apaziguar conflitos, etc.

O sábio falava sobre revelações que tivera muitos anos atrás a respeito de algo perturbador presente na grande maioria do povo dali: de onde viera tudo o que os cercavam? Rios, florestas, lagos e… eles próprios! Dos pais, avós, mas, quem  “surgiu” antes, os primeiros? E por que morriam? Por que não voltavam?

Dezenas, centenas de perguntas permeavam suas imaginações e isto os deixavam inquietos a ponto de ameaçarem a vida do sábio, do líder e, o que seria pior, a estabilidade da própria comunidade.

O velho homem, por sua vez, acalmava a todos devido às suas revelações onde um ente, algo muito diferente deles em forma, com muito poder, criou tudo à volta deles. Do chão ao céu, das águas às estrelas, para depois brilhar intensamente e se afastar  e vir a ser o astro que aparecia todos os dias a observá-los de uma distância que não conseguiriam alcançá-lo. Controlava as chuvas, o calor e o frio, enchentes e seca, etc. A natureza era dele. E sobre a vida de todos, o poder desse ente era total: determinava quem nasceria, morreria, salvaria de doenças ou não.  

Fora batizado de Creti por ele mesmo porque não dizia palavra alguma, apenas aparecia em sua imaginação e, para se referir a ele em suas histórias, o chamaria assim.

Existiam entidades divinas menores auxiliadores de Creti. Ora fariam uma ponte de comunicação entre ele e os homens, ora estariam à presença dos enfermos, ora à presença de reçém-nascidos, confortariam a todos os desvalidos; eram, enfim, servos às ordens do seu líder.

E Creti através do seu imenso poder de incitar a imaginação do sábio, passava a ele ensinamentos que serviam a toda a comunidade; ensinamentos como não praticarem o adultério, respeitar os mais idosos, viver em paz com a família, etc. Eram regras, leis, que o sábio fez questão de escrevê-las em papiros para todos terem acesso, e, mais: alguns cantos e orações de adoração a Creti faziam parte do conjunto de ensinamentos onde o sábio era o canal por onde tudo chegava às pessoas daquele povo.

Os costumes de pôr em prática esses ensinamentos eram benéficos a todos; uns mais, outros não, mas, proporcionavam esperanças àquela aldeia, sendo uma luz na vida de muitos. Confiança no velho homem, dedicação aos ensinamentos, etc., formavam um corpo sólido para a paz interior e de convivência daqueles homens e mulheres.

E havia discípulos onde todos esses ensinamentos passariam de pai para filho em uma continuidade sem fim. Havia homens com ideias contrarias mas por ter uma ótima oratória, ser convincente e estar ao lado do líder, os conhecimentos do sábio perpetuariam enquanto aquele povo se desenvolvesse, e, tornando-se uma civilização poderosa, influenciaria muitas outras, próximas ou longínquas. Haveria modificações nas escrituras, nas orações, etc., mas as ideias principais do velho homem se perpetuariam.”

Descrevo o surgimento de uma religião fictícia onde o leitor pode achar que faltam detalhes ou que não concorda com algo, mas disse em termos gerais e, tenho certeza, que o mesmo leitor, entenderá que é assim mesmo uma possível criação de algo dessa natureza. Para simplificar utilizei o monoteísmo embora a maioria das religiões até hoje foram e são politeístas.

Mas, digamos, que por questões várias, incluindo desejos de ver a comunidade bem, as pessoas mais felizes, experimentando o poder de controle e/ou influência, o sábio estivera mentindo todo o tempo sobre o estabelecimento dessas crenças. Com capacidade superior, sensibilidade, sabedoria, ele inventou o que seria o começo de uma religião obtendo mais poder na comunidade. Eu pergunto: em cima dessas crenças, alguém, se esforçando continuamente em concentração nas orações, cantos e rituais, não poderia melhorar a própria qualidade de vida, mexendo com o cérebro de maneira positiva? Afinal essa pessoa acredita e coloca muita fé no que sabe.

Por outro lado o sábio, acreditando e tendo fé, tinha certeza que tudo que passou para aquele povo era realmente a realidade revelada a ele por Creti. Ainda assim as práticas religiosas seriam benéficas a quem seguisse com determinação os ensinamentos.

Temos então duas situações. Na primeira, os valores religiosos das pessoas são falsos mas elas não sabem e acreditam no que realizam. Aqui acontece algo curioso: a carga emocional colocada nesses valores, fará que alguém, ao se esforçar continuamente em concentração nas orações, cantos e rituais, etc., poderia melhorar a própria qualidade de vida, mexendo com o cérebro de maneira positiva. Afinal estou falando de uma carga emocional muito grande.

Como posso afirmar algo assim? O Relativismo Religioso, como eu coloco neste blog.

Veja, atualmente existem mais de dez mil religiões¹, a maioria politeístas, mostrando que gente do mundo todo, sempre rezam, praticam rituais diferentes, adoram deuses diferentes, etc., e conseguem ajuda, a chamada ajuda  “espiritual”, necessária e suficiente a um bem estar, um modo de se ajudarem em seus problemas.

Mas qual religião é a correta? Cada religião se diz absoluta, onde as outras são pagãs, erradas. Mas se são erradas por que então também funcionam para os seus adeptos?  

Existem evidências, provas, que terapias e meditações, atuam no funcionamento de  áreas do cérebro, modificando estruturas e/ou no próprio modo como como funcionam, como eu digo nos meus artigos “A meditação como neuroreligação”² e “A psicoterapia como neuroreligação”.³ Por outro lado, em outro artigo, “Neurociência e como se formam os valores religiosos em nosso cérebro”,4 descrevo a formação dos valores religiosos onde não é difícil entendê-los como algo oriundo da educação e do meio social-religioso de cada um. Eu digo: "a partir da infância uma criança terá os seus sentimentos 'canalizados' a acreditarem nos valores religiosos. Valores passados pelos pais, amigos, parentes, a religião local, as escolas, etc., enfim, seu meio ambiente social”. E um valor é um conceito com sentimentos. Como um só exemplo,  a ofensa nas crenças das pessoas é algo forte, muito negativo, pois envolve sentimentos e emoções muito poderosos estabelecidos na cabeça delas desde crianças.   

É possível sim que práticas religiosas, fundamentadas em valores religiosos diferentes, levem as pessoas a uma melhora do bem estar. Mesmo sendo valores criados, imaginados como verdadeiros e absolutos, e, é aqui o ponto crucial do que escrevo: não é necessário que os valores existam no sentido de que podemos prová-los cientificamente, que existam realmente ; basta acreditar, colocar fé.

Utilizar o cérebro, evocando valores que não sejam reais mas que suscitam poderosos sentimentos e emoções, são uma terapia para o ser humano, modificam áreas e estruturas cerebrais.

Na segunda situação, o próprio sábio acha que são verdades tudo aquilo passado por ele através de Creti e o próprio Creti. Na realidade ele imaginou, teve insights, mas fora da cabeça dele, da inteligência, sensibilidade, etc., e, tornando-se valores, passou a acreditar como coisas absolutas, passando adiante às pessoas. Morreria por esses valores.

Aqui também acontece o mesmo como no parágrafo anterior ao de cima.

Se o sábio foi um mentiroso ou se agiu corretamente, o efeito da prática da religião que ele formulou será o mesmo para todos.

As religiões se dizem absolutas, com suas verdades sendo realmente corretas mas o que existe por aí é uma grande relatividade, por que, então, qual será a correta? E como se sai desta situação? O que existe de absoluto mesmo é o fato do ser humano possuir a capacidade de acreditar e ter fé em valores criados em todas as partes do mundo e em todas as épocas, pelo funcionamento cerebral, visando a sobrevivência da espécie. E para tanto deixo uma lista de artigos que escrevi a respeito:


1 - "O acreditar e a fé como vantagens evolutivas" - http://finalizacaoargos.blogspot.com.br


2 - "O meio ambiente social na formação das crenças religiosas" - http://meamsofocrre.blogspot.com.br/


3 - "Esclarecimento sobre a fé para os meus artigos" - 

4 - "O surgimento de uma religião como uma necessidade humana" - http://orelativismodasreligioes.blogspot.com.br/2008/01/o-surgimento-de-uma-religio-como-uma_11.html








Notas:


1 - GOSPELPRIME - NOTÍCIAS CRISTÃS ATUALIZADAS. Disponível em:


2 - “A meditação como neurorreligação”. Disponível em: http://neurorreligacao.blogspot.com.br/2016/10/a-meditacao-como-neurorreligacao.html . Acesso em: 19/04/2018


3 - “A psicoterapia como neurorreligação”. Disponível em:


4 - “Neurociência e como se formam os valores religiosos em nosso cérebro”. Disponível em:

terça-feira, 5 de agosto de 2014

O cérebro isento de alma


Digamos que você possua a capacidade de criar… um ser humano! Sim, humano, com toda a racionalidade, consciência, autoconsciência, emoções, sentimentos, caráter e/ou personalidade que ele (a) poderá vir a ter, etc. E olhe que este “etc.” vai longe: abstração, dedução, indução, imaginação, lógica, intuição, linguagem, memória, etc.

Posso dizer que você é um deus e terá algumas opções na criação desse ser:

1 - “Colocará” uma alma ou espírito nele a realizar todas as funções, propriedades, potenciais do primeiro parágrafo?

2 - Criará um cérebro igual ao dos humanos para essa pessoa, e, para auxiliá-lo, também colocará uma alma?

3 - Bastaria só um cérebro, o sistema mais complexo que conhecemos, a realizar todas as funções descritas mais acima?

Se você é um deus, para que colocar um sistema tão complexo se uma alma desse conta do serviço da casa? Afinal a alma não é, em qualquer religião, algo abaixo da matéria e energia comuns em termos de potencial.

Assim o item três pode ser descartado e também o dois, pois ela não precisa ser rebaixada a simples apoio da energia e matéria comuns.

O item um seria o mais simples e prático. Você certamente o escolheria.

Dentro do nosso crânio, com o avanço da ciência, notaríamos a presença talvez de matéria na forma de carne, ou mesmo ossos e  teríamos mesmo assim tudo o que está escrito no primeiro parágrafo, ou seja, seríamos do jeito que somos.

Mas temos um mecanismo biológico, físico-químico, que é o sistema mais avançado existente dentro desse crânio. E o mais importante: a cada ano a Neurociência comprova fatos relacionados ou iguais aos do primeiro parágrafo.

Estaremos então no item dois das opções no caso de ter sido Deus a quem nos criou? A alma fora rebaixada a coadjuvante das propriedades desse poderoso sistema ou, se quiser, ela faria o papel principal mas, de qualquer maneira, teria que estar ajustada ao cérebro. Onde estaria aí a onisciência e a onipotência de Deus? Ou dos outros deuses das outras religiões?

Na minha opinião o item três continua o correto e a Ciência nada mais faz do que tentar descobrir os mistérios do universo e o cérebro faz parte de tudo isso.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Alma ou substâncias químicas?

Uma pessoa está com depressão; sentimentos autodestrutivos podem levá-la ao suicídio e um antidepressivo faz com que ela retome a alegria de viver. Agora, com energia, vitalidade, se sente feliz e recomeça a própria vida quase perdida pelo lado escuro onde essa doença se abateu sobre ela. Onde está a alma ou um espírito beneficiando essa pobre pessoa? Podemos pensar em três possíveis fatos:

1 - O remédio não fez efeito nenhum; a alma foi o que restaurou os sentimentos positivos após um certo tempo;

2 - O remédio ajudou a alma a recuperar os sentimentos positivos  “perdidos” em sua mente;

3 - Não existe alma e o remédio efetuou o trabalho sozinho.

Pessoas morrem de inanição se a depressão tirar o apetite e elas não procurarem um médico. O próprio estado debilitado do indivíduo poderá ceder lugar a doenças infecciosas. Por que o espírito demoraria a agir? Falta de fé? Mas se nem a pessoa possui vontade, energia, para orar ou algo assim… O primeiro item é descartado.

Se um remédio, junto ou não com outros, ajudaram o espírito na recuperação, então algo está errado. O médico receita um medicamento esperando que a alma faça o resto? Que poder divino tem ela? Isto faz voltarmos praticamente ao primeiro item. Também o segundo item é descartado.

Resta-nos o terceiro item que me parece mais razoável. Se o nosso cérebro fosse influenciado por uma alma, ela não seria absoluta em qualquer fenômeno psíquico, não se precisando de nenhum remédio como está escrito nos itens “1” e “2”? 
E o que menos se sabe em nossa sociedade é que a depressão é uma doença, tratável com medicamentos. Alguns dizem que antidepressivos é remédio para loucos, em profunda ignorância com o que existe por aí em termos de informações em medicina. Outros chegam a dizer que são porcarias e usam drogas e/ou álcool para amenizarem os sintomas. Grande ignorância.

Em meu artigo “A base material dos sentimentos” (http://www.cerebromente.org.br/n12/opiniao/sentimentos.html), na revista eletrônica Cérebro&Mente (www.cerebromente.org.br), eu destaco justamente esta influência dos remédios em nossas mentes, no papel decisivo do equilíbrio da química cerebral influenciando nossos estados emocionais.

Ali também eu digo em uma possível revolução filosófica-científica pois tudo que passaram para nós em conhecimentos até o século XX foi que o espírito é algo absoluto e responsável por tudo o que ocorre em nossos cérebros. Aí entram os pensamentos, pensamentos lógicos, imaginação, enfim, toda a nossa racionalidade também.

O cérebro é considerado o sistema mais complexo que conhecemos. Se uma alma ou espírito o comandasse, seria necessário tanta complexidade?

Nos anos 80 eu vi apenas umas três vezes na mídia a expressão “sistema límbico”, que é a principal região cerebral responsável pelos nossos sentimentos e emoções. Hoje aparece em bulas de remédios e até em capas de revistas. Que continue assim.